Saúde do Homem
A população masculina brasileira vem se conscientizando, cada vez mais, da necessidade de consultas regulares e de uma maior atenção à saúde. Os dados populacionais mostram uma maior taxa de mortalidade entre os homens, bem como uma incidência maior de eventos cardiovasculares (infarto e AVC). O urologista tem um papel fundamental no cuidado à saúde do homem. São cada vez mais frequentes as campanhas voltadas para o público masculino, tanto jovens, quanto idosos.
A ANDROLOGIA auxilia homens de todas as faixa etárias a solucionar problemas relacionados com a sexualidade, como disfunção erétil, ejaculação precoce, infertilidade, bem como sintomas relacionados ao envelhecimento masculino. Nos idosos, o chamado Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM) é popularmente chamado de andropausa e tem seu tratamento baseado em uma avaliação hormonal completa e na necessidade de reposição de testosterona, quando indicada.
São muito frequentes, também, as idas ao urologista para realização de VASECTOMIA, como sendo um eficaz método de contracepção e procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, como POSTECTOMIA (para fimose), VARICOCELECTOMIA, cauterização de VERRUGAS GENITAIS (CONDILOMAS), entre outros.
O urologista, como sendo o médico de referência para a saúde do homem, consegue também diagnosticar outras doenças que possam estar acometendo o paciente, conseguindo encaminhá-lo mais precocemente para o colega especialista recomendado.
Na seção UroQuiz, você encontrará um auto-questionário sobre função erétil.