As verrugas genitais são causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Já conhecemos mais de 100 tipos desse vírus, sendo que diferem com relação à frequência em que ocorrem, à agressividade, ao local, ao risco para causar cânceres etc.
Desde 2014, o Brasil começou a distribuir as vacinas contra HPV, entre duas ou três doses. A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações recomendam a vacinação de meninas e mulheres de 9 a 45 anos e meninos de 9 a 26 anos. Com prescrição médica, homens e mulheres, além das faixas acima, também podem receber a vacina.
No nosso país estão disponíveis duas vacinas: a bivalente (contra os HPV 16 e 18) e a quadrivalente (contra os HPV 6,11,16 e 18). Sendo que o 6 e 11 são os mais comumente relacionados com as verrugas simples. Já o 16 e 18 são os mais relacionados com potencial de agressividade e câncer, particularmente o câncer de colo uterino na mulher.
Vamos então ao assunto principal do post. Como tratar as verrugas genitais no homem?
O objetivo é destruir essas lesões! Para isso, métodos medicamentosos com substância químicas que “queimam”as lesões podem ser utilizados.
Para lesões maiores ou em maior número, as que não tiveram sucesso no tratamento com medicamentos ou a depender da preferência do paciente e da equipe médica, outros métodos podem ser recomendados! Um dos mais utilizados é a cauterização das lesões, que pode ser feita a nível ambulatorial ou em centro cirúrgico; além também da crioterapia ou criocauterização, que utiliza nitrogênio líquido para destruir as verrugas.
Após isso, alguns pacientes podem receber a orientação de utilizar medicamentos que otimizem o sistema imunológico e possam auxiliar a combater o vírus. Por fim, todo paciente com verrugas
Comments