top of page

Quais alimentos são ricos em oxalato?

Atualizado: 18 de jan. de 2022



A prevalência dos cálculos renais pode atingir até 20% da população em diferentes países do mundo. Por ser um problema muito prevalente, não se relaciona com gênero ou faixa etária, embora tenha associação com estilo de vida e aumento da obesidade.


A sua taxa de recorrência também é alta, sendo que metade das pessoas tratadas poderão apresentar novos cálculos em até 10 anos.


A composição química dos cálculos é variável. Os cálculos de oxalato de cálcio são os mais frequentes, com cerca de 60%, seguido pelos cálculos de fosfato de cálcio (20%), ácido úrico (7%), estruvita (até 7%), cistina (2%), entre outros (4%).


Particularmente, pacientes com cálculos em ambos os rins, cálculos reincidentes, cálculos de grande volume, presença de rim único, deveriam ser submetidos a uma análise metabólica e do cálculo.


É importante estimular uma ingesta hídrica de 2,5 a 3L por dia. O suficiente para produzir pelo menos 2L de urina diária. Limitar o consumo de sal a no máximo 5g/dia e proteínas de origem animal a até 1g/kg de peso/dia. Interessante notar que o consumo de cálcio deve ser NORMAL (cerca de 1,0 a 1,2g/dia).


Nos casos dos cálculos de oxalato de cálcio, a principal precaução é no cuidado com alimentos ricos em oxalato. A lista acima cita os principais: escarola, beterraba, ruibarbo, espinafre, quiabo, salsinha, almeirão, escarola, batata doce. Atenção ainda maior para: amendoim torrado, nozes, pimenta, chá preto, farelo de trigo, cacau em pó e carambola.


Se você tem ou já teve cálculos urinários, procure atendimento médico com um Urologista e se informe sobre a necessidade de se realizar uma avaliação metabólica.



32.583 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cistos ou nódulos renais podem ter relação com câncer?

É sempre um motivo de preocupação quando em um exame de imagem abdominal, feito muitas vezes como “check-up”, o homem ou mulher deparam-se com uma alteração em um dos rins. Começando com uma diferenci

コメント


bottom of page