É sempre um motivo de preocupação quando em um exame de imagem abdominal, feito muitas vezes como “check-up”, o homem ou mulher deparam-se com uma alteração em um dos rins. Começando com uma diferenciação entre nódulo e cisto renal, o primeiro é obrigatoriamente sólido, podendo ser de vários tamanhos, localizações e confirmações.
Já os cistos possuem líquido no seu interior. Nestes casos, o médico precisa checar o laudo e as imagens para verificar quando se trata de um cisto simples (totalmente liquido, sem outros fatores que chamem a atenção) ou se esse cisto possui outros componentes que o tornam complexo. Os cistos simples são totalmente Benigno e não merecem maiores complicações. No caso dos cistos complexos, dependendo das alterações pode haver a suspeita de câncer, mas é fundamental um bom exame de imagem para caracterizar bem essa alteração.
Se você já fez um exame que veio essa alteração, pode ter notado no laudo uma classificação chamada de Bosniak. É essa classificação que dá o grau de complexidade do cisto!
Assim, cistos Bosniak III e IV merecem uma atenção especial, pois pelo menos 50% deles pode ser câncer e um tratamento cirúrgico pode ser indicado. No caso dos nódulos sólidos pequenos (< 4cm), até 20% podem ser benignos, mas o restante serem concluídos como tumores.
Não deixe de conversar com seu médico e tirar todas as dúvidas!
_______
Comments