O exame digital retal (ou toque retal) é uma etapa do exame físico que faz parte da estratégia de rastreamento precoce do câncer de próstata. Dessa forma, assim como a realização de um exame de sangue de PSA (do inglês, antígeno prostático específico), esse rastreio pode ser recomendado, após esclarecimento do paciente, a partir dos 50 anos. Porém, homens negros ou com histórico familiar podem beneficiar-se em começar esse rastreio a partir dos 45 anos.
Pelo toque retal, o urologista consegue ter uma ideia do volume da próstata, mas principalmente consegue avaliar se existem nódulos ou áreas endurecidas suspeitas. O racional dessa estratégia é que mais de 90% dos tumores de próstata ocorrem na periferia do órgão (região acessada pelo toque) e que até 10% dos cânceres de próstata podem ocorrer sem alteração significativa do PSA, mas alterando o toque retal.
Essa é a indicação mais popularmente conhecida. No entanto, o exame digital retal também é utilizado em outras situações: avaliação do tônus da musculatura do esfíncter anal (em pacientes com quadros neurológicos), em queixas de sangramentos retal (feita pelo proctologista para avaliar presença de tumores no reto), entre outros.
Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente!
Kommentare