top of page

Dr Thiago Mourão publica estudo internacional sobre tumores renais menores do que 4 cm


As pequenas massas renais (do inglês, Small Renal Masses) são todos os tumores renais com tamanho menor do que 4cm. Representam o estádio mais inicial dessa doença. Sua frequência aumentou bastante com a maior difusão e facilidade de realização dos exames de imagem abdominais.


O tratamento-padrão para esse tipo de neoplasia situa-se entre o tratamento cirúrgico (mais realizado), terapia ablativa ou observação vigilante em alguns casos. Nesta última década, 75% das pequenas massas renais operadas na América Latina foram submetidas a uma Nefrectomia Parcial, com preservação do restante do rim sadio. Essa cirurgia pode ser feita por via minimamente invasiva (laparoscopia ou robótica), reduzindo o risco de sangramento, a dor pós-operatória e permitindo uma melhor ressecção da lesão com um incremento da visualização pelo cirurgião. A cirurgia robótica nestes casos veio para facilitar o trabalho do Urologista, aumentando a segurança da cirurgia e possibilitando ressecções parciais cada vez mais desafiadoras.


O estudo científico mencionado aborda uma grande casuística envolvendo vários centros na América Latina. Pudemos analisar mais de 1500 casos em um período de mais de 30 anos. O artigo na íntegra pode ser acessado pelo link a seguir:




139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cistos ou nódulos renais podem ter relação com câncer?

É sempre um motivo de preocupação quando em um exame de imagem abdominal, feito muitas vezes como “check-up”, o homem ou mulher deparam-se com uma alteração em um dos rins. Começando com uma diferenci

bottom of page