top of page

A importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer



O diagnóstico de um câncer é sempre um momento de grande ansiedade para a pessoa que recebe esse diagnóstico e para a sua família. Existem algumas pessoas que temem tanto receber algum diagnóstico que necessite de um tratamento mais específico que simplesmente não querem realizar exames ou consultas médicas. Da mesma forma, algumas pessoas acabam indo somente quando existe algum sintoma que já as aflige há bastante tempo.


Vale lembrar que a maioria dos cânceres tem um comportamento e, principalmente, um início completamente silencioso. Dessa forma, a presença de sintomas causados por algum câncer específico podem estar relacionados com um tumor mais significativo.


Em todo o mundo, especialistas lutam para tentar prever o quanto antes quando um câncer está se formando ou até mesmo tentar descobrir quem poderá ter mais chances de desenvolver algum tipo específico de câncer. Para isso, a medicina personalizada e o aumento dos conhecimentos em oncogenética e no próprio genoma humano poderá no futuro identificar quem tem em sua identidade genética uma maior predisposição para o desenvolvimento dessas doenças.


Diagnosticar precocemente um câncer pode significar, muitas vezes, não necessitar de um tratamento específico naquele momento, mas seguir de perto até que um eventual tratamento possa vir a ser necessário. De outro modo, diagnosticar precocemente um câncer pode significar inclusive um tratamento com intenção curativa.


Dando alguns exemplos na área da Urologia em termos de sobrevida, o câncer de próstata quando diagnosticado em um estágio localizado tem chances de sobrevida em 5 anos de mais de 95%. Quando este mesmo câncer está em um estágio que envolve outros órgãos (metastático), essa sobrevida em 5 anos cai para cerca de 30%. Já o câncer de bexiga, quando em um estágio localizado superficial, tem sobrevida em 5 anos que varia entre 70 a mais de 90%. Já quando em estágio metastático, essa sobrevida cai para menos de 6%.


Por isso, procure um especialista e tire suas dúvidas! Previna-se! 🙌

_________

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page